quinta-feira, 17 de março de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA LOTADA MAS SEM REPRESENTANTES DAS EMPRESAS

Plenário da Câmara dos Vereadores lotado para discutir o transporte em Passo Fundo. Só faltaram os representantes das empresas que têm a "concessão" do serviço. 

Sexta-feira, 11, foi dia de debate sobre o transporte público em Passo Fundo no plenário da Câmara dos Vereadores. Em Audiência Pública da Cebes (Comissão de Educação e Bem-Estar Social), foram convidados diversos setores da população da cidade para tratar do tranporte, motivados pela possibilidade de aumento nas passagens. "Convidamos as três empresas que têm a concessão, além de diversas outras entidades", afirmou o vereador Juliano Roso (PCdoB), presidente da Cebes. Entretanto, nenhuma empresa mandou representantes na audiência. Ainda assim a Câmara estava lotada: "a audiência pública foi muito expressiva. Uma grande quantidade de pessoas vieram à Câmara: estudantes, sindicalistas, movimentos comunitários e movimento de luta pela moradia. Isso demonstra que a população de Passo Fundo Está atenta a esse debate."

Formavam a mesa a secretária de Transporte e Serviços Gerais, Mariniza dos Santos; o presidente do DCE da UPF, Antonio Antunes; o vereador Juliano Roso (PCdoB); o vereador Alberi Grando (PDT); o presidente do DCE da Anhanguera, José Rodrigo; e o presidente do DCE da Imed, Eduardo Peliciolli. Também estavam mobilizados na reunião os membros do Comitê em Defesa do Transporte Público.

Devido a ausências das empresas que operam o transporte coletivo, a maioria das intervenções na audiência fugiram do tema proposto, o aumento das passagens. Foi uma audiência que sugeriu algumas propostas para melhorar o transporte coletivo, como a necessidade de haver uma licitação para que haja uma transparência no processo, a questão da passagem integrada, para que o cidadão possa percorrer duas linhas com uma passagem, a questão da venda de assagem para os estudantes durante todo o ano, ou, ainda, a questão da quebra do monopólio da venda do vale transporte e do meio passe, feita por uma empresa privada. O relatório da audiência deve ser entregue ao prefeito Airton Dipp.

Sobre o aumento do preço das passagens, a secretária Mariniza revelou que até o momento não havia recebido pedido de aumento de qualquer uma das três empresas.

Fonte: Diário da Manhã e Comissão de Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário